sexta-feira, 18 de setembro de 2009

LILITH NA ASTROLOGIA



O que é Lilith
A Lilith (ou Lua Negra) é um ponto astronômico correspondente ao grau do apogeu (1) da órbita lunar projetado na eclíptica zodiacal.
O Mito
O modelo feminino permitido ao ser humano pelo padrão ético judaico-cristão baseia-se no de um fragmento do ‘primeiro ego’, que seria Adão.

Vários textos históricos (2), no entanto, citam uma variante, a criação de Lilith, a primeira mulher, feita em igualdade de condições com o primeiro homem, e expulsa do Paraíso por tentar fazer valer essa igualdade.
Não se sabe com certeza de que forma a lenda de Lilith, esta primeira companheira de Adão, foi banida da versão Bíblica da Igreja(com certeza os primeiros copistas da Biblia não eram a favor de direitos iguais para as mulheres).

Mas indo às Escrituras hebraicas poderemos encontrá-la como uma mulher feita de pó negro ( terra) e excrementos(mestruação), portanto, condenada a ser inferior ao homem, (os rabinos também não eram a favor da igualdade para as mulheres).

No fundo, Lilith já fora criada como um demônio( desejo), tendo gerado, juntamente com Adão, outros seres iguais a ela, que se vingam contra a humanidade .

Essa natureza satânica é, por assim dizer, uma advertência do que a cultura rabínica e patriarcal nos faz com relação àquela mulher com desejos, que perturbou a noite toda o sono de Adão: Lilith, feita de sangue (menstruação) e saliva (desejo), é expressão de fatalidade.

Neste ponto, Lilith é mais fiel ao protótipo da mulher, do que a submissa Eva, embora ambas tenham sido "consideradas" veículo do pecado.

Só que a recusa ao desejo, ao sonho erótico que subtraiu a porção divina de Adão chega, com Lilith, a extremos surpreendentes após a separação deste casal.
O alfabeto Bem Sirá (século VI ou VII) conta que Lilith, inconformada com a situação de desigualdade vivida com Adão, questiona:

"Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que ser dominada por você?"

Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual.

" E Adão, ciente da supremacia do homem, nega-se a mudar a ordem". (Pois o Patriarcado julgava a mulher inferior ao homem).

Lilith revolta-se, pronuncia o nome mágico de Deus, acusa Adão e vai embora.

Voa para as margens do Mar Vermelho, onde passa a viver com Samael um anjo caído (bem mais liberal e menos machista que Adão), gerando cem demônios por dia (desejos), os chamados Lillim.

E lá ela se transforma e assume seu tenebroso destino, seduzindo homens em seu sonho, espalhando a morte, pois foi declarada guerra ao Pai (Patriarcado).
Encarnando o feminino negativo, Lilith transfigura-se, posteriormente, em inúmeras deusas lunares (Ihstar, Astarte, Isis, Cibele, Hécate), arquétipos das forças incontroláveis do submundo – a Lua Negra.

Até ser personificada pela bruxa, na Idade Média, contra a qual o homem moveu uma das mais sangrentas perseguições de toda a sua história.
Mas existem muitas outras histórias sobre Lilith.

Dizem que ela significa a outra ou o outro num triângulo amoroso.

Para os assírios, era considerada um demônio.

Alguns estudiosos dizem que ela era a mulher de Samael, da qual surgiram as imagens de Adão e Eva.

No Zohar também é assimilada como a rainha dos demônios que incitava desjos aos homens.

Na Kabala, pode corresponder ao 10º sefiroh, Malkuth, que reina no submundo e na escuridão, incapaz de contatar com Deus, sempre sujeita a tentações e frustrações.
********************************************************************
(1) Ponto orbital mais afastado em relação à Terra. (2) Dentre eles, o relato da Torah assírio, a versão jeovística para o Gênesis, o comentário bíblico do Beresit-Rabba e as versões aramaica e hebraica do Alfabeto de Bem Sirá (séc. 6 ou 7).
********************************************************************

Aline Santos é Jornalista,Terapeuta Holística,Taróloga, Cabalista, Professora, Educadora Patrimonial, Escritora, Palestrante, e Pesquisadora de Ciências Ocultas, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-MAIL:
arcanjo.azul@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário