sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Sol Luz e Consciência


"Só descobri o potencial de minha luz interna
quando passei a iluminar os meus irmãos."
(Roque Schneider)

O conceito astrológico de "planeta" está diretamente relacionado com a alma humana, sendo representativo do universo emocional do Homem. Assim, cada um dos planetas corresponde, em Astrologia, a um plano (a palavra planeta, ao pé da letra, significa "pequeno plano") da alma, sede das nossas emoções. Importante ressaltar, ainda, a origem da palavra alma, do latim anima, indicando movimento. Daí o fato de a alma ser relacionada aos planetas: são eles os elementos do céu que apresentam constante movimento, em contraponto às constelações que, praticamente, são imutáveis.

Nesse sentido astrológico, os luminares - o Sol e a Lua - são também planos da alma e, conseqüentemente, planetas.

O Sol, astro-rei de nosso sistema estelar, luzeiro central ao redor do qual gravitam os demais planetas, representa a parcela da alma mais brilhante e exuberante, iluminada e centralizadora. Podemos analisá-lo sob os aspectos simbólico, arquetípico e mítico.

Simbolicamente, o Sol representa o princípio vital, a fonte e origem de toda a vida. Não é à toa que muitas das antigas civilizações viam nele a representação máxima da divindade e o disco solar era muitas vezes chamado de "o olho do Deus".

Do ponto de vista arquetípico, podemos considerá-lo representativo da figura masculina, yang, paterna. O líder luminoso e arregimentador. O lado ativo da alma, segundo os antigos magos alquimistas, em oposição à Lua, que representaria o princípio feminino, passivo.

Mitologicamente, o Sol é associado ao deus Apolo que, na mitografia greco-latina era a divindade encarregada de espalhar a Luz pelo Universo, ofício que recebeu das mãos de seu pai Zeus. Apolo era o deus da purificação (katharsios) e da cura (akesios), tinha a face radiante e atitude e andar sedutores. Era o revelador, através dos oráculos, da vontade dos deuses.

Astrologicamente, o Sol representa o brilho da nossa iluminação e mais até do que isso, a presença luminosa da Suprema Consciência dentro de nossa própria consciência; mas também a nossa capacidade de cura e de alegria, o ponto nobre de onde se extrai a luz.


O caminho do Sol através dos doze signos do Zodíaco representa o ciclo completo de iluminação dessa consciência, cada signo sendo um estágio de uma grande viagem, fertilíssima em conteúdos simbólicos.

Nas casas, o Sol indica o setor da vida onde devemos centralizar e brilhar, iluminar e curar, a prática que nos torna radiantes. Nos signos, sinaliza o Meio através do qual podemos compreender a Luz e, mais importante do que isso, compreender a maneira pela qual podemos nos iluminar e iluminar aos nossos irmãos, espalhando essa Luz pelo Universo e resgatando, com alegria, os nossos mais valiosos Tesouros.


Haroldo José Barros é astrólogo profissional em Pernambuco e diretor da Academia Pallas Athenas de Ciências Cosmológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário